domingo, 24 de abril de 2016

Ler e Contar. Contar e Ler - com Francisco Gregório















Conto de fada: João e Maria

“Falar em contos de fadas é evocar histórias para crianças, lembranças domésticas, ambiente familiar. Equivale também a uma filiação ao maravilhoso, em que tudo é possível acontecer.”
                                                                              
                                                                               Ana Maria Machado

TEMA CENTRAL: dificuldades e ansiedades da criança que é forçada a abandonar sua ligação dependente com a mãe e a libertar-se da fixação oral, simbolicamente transformada em canibalismo.


Os personagens fantásticos e as tramas das  histórias  com bruxas ajudam a criança a encontrar caminhos para entender e superar, pelo menos temporariamente, o que sente.

A feiticeira é o símbolo das energias criadoras instintuais, não domesticadas e não disciplinadas – sombra.

Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda e encarquilhada  e dotada de uma gargalhada terrível. 



Bruxa – materialização da sombra; proteção da anima masculina









domingo, 10 de abril de 2016

Contos de Fadas - a expressão arquetípica do inconsciente coletivo

 "O conto oferece um modelo para a vida, um modelo vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida". Von Franz
 O conto traz , através das imagens arquetípicas, a forma dos arquétipos que o inconsciente coletivo envia no momento exato.

 Cinderela - versão de Charles Perrault - uma história de sofrimentos, esperanças, rivalidade fraternal, desejos que se tornam realidade, vitória heroína, beleza, bondade, paciência, intuição e perspicácia.

 Cinderela é um conto muito antigo. Ele pode ter surgido na China com a história da pequena Ye Xian, século 9, na dinastia Tang.


 Sapatinho de cristal - criação de Perrault - símbolo de algo frágil que não deve se romper e, servindo no pé, representa um compromisso.







III Jornada F.O.N.T.E. Fundamentos e Oficinas Na Transformação da Expressão


Iniciamos a Jornada com a presença da autora Maria Elaine Altoe com a palestra:
  Histórias da Mana: a trajetória da autora
obras da autora - são histórias terapêuticas muito utilizadas nos atendimentos arteterapêuticos




 tivemos o privilégio de celebrar com a Maria Elaine Altoe mais um momento especial: seu aniversário. Desejamos muita saúde e muito mais sucesso. Parabéns!




 Adoramos! Foi uma manhã muito proveitosa cheia de histórias, carinhos e muita emoção. Nossa gratidão a você! Até a próxima.