domingo, 29 de novembro de 2015

"cauda pavonis" para 2016

 Ano Novo chegando! Em 2016 quais serão suas mudanças gloriosas?
Confeccionamos a "cauda pavonis" para 2016, como uma das fases mais importantes no processo de mudanças internas.
 A maioria dos escritores dividia a via úmida em quatro estágios e os associava a cores e suas vibrações. Como não podia deixar de ser, os nomes eram em latim: Nigredo (preto), Cauda Pavonis (cauda do pavão ou arco-íris), Albedo (branco) e Rubedo (vermelho). Esses quatro processos ou etapas, se observados de uma maneira global, lembram um pouco as quatro fases da psicoterapia que Jung descreveu: Confissão, Esclarecimento, Educação e Transformação.




Natal Feliz com doação de Bonecas

 Estamos recebendo mais bonecas para serem doadas no Natal. As próximas 20 bonecas irão para a Casa Cristo do Bem, no Rio de Janeiro. Obrigada a todas as colaboradoras. As crianças vão ficar mais felizes ainda.


Semeadura e colheita: o ciclo da vida

Vivência Arteterapêutica de final de curso de formação em Arteterapia no Espaço Marise Piloto. as alunas que apresentaram: Alice Medeiros - mãe (Demeter) e Luciana Menz - filha (Persefone)












 "Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda."  Carl Jung

domingo, 22 de novembro de 2015

Deusa da compaixão - Kwan Yin

 Também conhecida com Shi Yin, Guanyin, Quan' Am no Vietnã, Kannon no Japão e Kanin em Bali. Kwan Yin é a Deusa budista da compaixão, símbolo do amor incondicional e da misericórdia divina. Seu nome significa: "aquela que houve os lamentos do mundo". Mesmo sendo um Budhisattva, ou seja, um ser que atingiu a absoluta iluminação espiritual, podendo afastar-se do mundo terrestre e viver apenas no mundo divino, ela renunciou este direito e escolheu permanecer no mundo fenomenal trabalhando em favor dos seres vivos até que todos completem sua própria iluminação.
Kwan Yin é descrita de muitas formas e cada uma demonstra um aspecto sem igual de sua compaixão e clemência. Ela é freqüentemente retratada como uma mulher em brancas roupas flutuantes levando na mão esquerda um lótus branco, simbolo de sua pureza. Ela também pode ter ostensivos ornamentos que revelam a sua grandeza de Budhisattva, ou pode ser mostrada sem eles como um sinal de sua renuncia e humildade. É retratada frequentemente com uma criança nos braços ou com varias crianças ao redor, já que é considerada protetora dos pequeninos. Também há imagens dela segurando um ramo de salgueiro, com o qual ela borrifa o néctar divino da vida, ou um vaso precioso que simboliza o néctar de compaixão e sabedoria.
Outros símbolos associados a Kwan Yin são:

Uma tigela de arroz como uma metáfora para fertilidade e alimento.
Um livro ou rolo de papel de orações que representa o dharma(ensinamentos) do Budda e um rosário cujas contas representam todos os seres vivos. 
O dragão, um antigo símbolo de espiritualidade, sabedoria e poderes divinos são um motivo comum encontrado em combinação com a Deusa da clemência.

Kwan Yin seria a forma feminina de Avalokitesvara, o Budhisattva da compaixão, a apresentação de um Budhisattva como ambos, 'Deusa' e 'Deus' não é incoerente com a doutrina budista, para salvar os seres sensíveis, um Budhisattva assumira qualquer forma, seja masculina, feminina ou animal. Como Avalokitesvara ela é mostrada frequentemente tendo mil braços ou às vezes com um olho na palma de cada mão. Esse é um o símbolo para a sua onipresença: Ela vê ao mesmo tempo em todas as direções e tem a consciência de todos os problemas da humanidade. 

Popularmente ela é reverenciada como protetora das mulheres (especialmente das mães), das crianças, dos comerciantes, artesões e marinheiros. Amada como uma figura materna e como mediadora divina, seria a madona budista comparável a virgem maria.




Visita Cultural do G.E.I.A.

O Museu Nacional de Belas Artes, herdeiro do bicentenário acervo da Pinacoteca da Academia Imperial de Belas Artes, é um dos pilares da memória nacional.


O edifício do museu foi projetado pelo  pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Ríos, no início do século XX, na então Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, para abrigar a Escola Nacional de Belas Artes, no período das notáveis transformações urbanísticas na cidade do Rio de Janeiro. De estilo eclético, juntamente com a Biblioteca Nacional, Teatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça, todos localizados na ponta oposta da zona portuária, representa a modernidade de sua época e o principal centro histórico e cultural do Rio.


Museus são espaços de conhecimento, investigação, reflexão, sentimento, entretenimento e preservação.  São instituições guardiãs do patrimônio nacional, em que passado, presente e futuro convivem em harmonia, na busca consciente pela tutela do inventário artístico do país.


 a arte tem o poder de ativar nossa reflexão e sensibilidade, de formar nosso espírito crítico e criativo, e assim, contribui para mobilizar e transformar as pessoas e o país.
 Nós, do Grupo de Estudo dos Interessados em Arteterapia - GEIA-  estivemos no Museu Nacional de Belas Artes para uma reflexão a respeito da arte, da época, dos artistas trazendo para nosso universo de Arteterapia.

sábado, 14 de novembro de 2015

Produção da Nathalia

 Estou muito feliz com o progresso da Nathalia ao confeccionar um cartão de aniversário para o pai. Toda concentrada e decidida, ela sabia o que queria fazer. Com pouca ajuda, agora, ela faz suas escolhas de imagens e das palavras que vai escrever como mensagem. A colagem é uma das técnicas que a Nathalia prefere e o seu recorte está cada vez mais aprimorado. Ela diz que quer ser professora e o interesse por materiais de escrita e leitura fica mais evidente a cada encontro. São vários anos de atendimento em arteterapia com esta jovem de 19 anos com síndrome do "Miado do Gato".  Além do pai, Nathalia também está de parabéns!







Bonecas para doação de Natal

 Tivemos mais uma oficina de bonecas de meia com voluntárias "eficientes" na produção.

Serão mais 20 bonecas doadas para a Casa Cristo do Bem, no Rio de Janeiro. Obrigada, amigas, pela colaboração.









A sensação de transformar


Essa vivência pode facilitar a percepção de como a vida se torna mais expansiva, criativa, amorosa e mais transformadora ao experimentar o fazer arteterapêutico. "A sensação de transformar" foi  uma vivência oferecida no Instituto Venha Conosco pela Marise Piloto.
Muitas reflexões e emoções aconteceram durante a oficina. Esse é o poder da Arteterapia.