sábado, 27 de junho de 2015

Roupa Caipira

Na hora de escolher o traje para dançar quadrilha o que vale mesmo 
é escolher um look bem colorido:
 xadrezes, florais grandes e pequenos, listras – misture tudo!
 O mix de estampas é uma das características da roupa caipira. 

 As meninas podem fazer as clássicas trancinhas ou marias-chiquinhas no cabelo,
 flores também são uma escolha.
  As saias rodadas com várias camadas e babados
 também são tradicionais em qualquer arraial.
















quarta-feira, 24 de junho de 2015

Capelinha de melão



Capelinha de melão
é de São João
é de cravo, é de rosa
é de manjericão.

São João está dormindo
não acorda não
acordai, acordai
acordai , João.

hoje é dia de São João

Dia de São João  costuma ser comemorado com festas juninas em todo o país. Dia 24 de junho.
João Batista foi o profeta que previu o advento de Messias na pessoa de Jesus Cristo, foi também o responsável por realizar o batismo dele.


Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Festa Junina no Terra Luz














...com Lola no dia mundial dos refugiados

 A Lola sempre nos proporciona muitas emoções. Fazer parte, de alguma forma,
 da vida das crianças que vivem consequências de guerra é algo que me toca.
 Sinto imensa gratidão por ter a capacidade de, com as nossas mãos, materializar
 o amor. Obrigada nossos amigos que estiveram conosco nessa aventura!
 Obrigada @caritasrj pelo convite e @acnur pela ação.
 Hoje foi um dos dias mais incríveis da minha vida. [nós doamos 800 Lolas,
 sendo que 400 foram coloridas e desenhadas pelas crianças da 
Escola Municipal Friedenreich e serão enviadas para crianças
 sírias que vivem em campos de refugiados na Jordânia e 
400 ficaram para as crianças da escola.






...com Lola na Papel Craft

domingo, 14 de junho de 2015

Salve Santo Antônio


Santo Antonio, escrito no Brasil como Santo Antônio (acento circunflexo), para os portugueses, Santo António (acento agudo) foi um foi frade que nasceu em Lisboa (Portugal) na década de 1190, entre os anos de 1191 e 1195 (a data exata não se tem como certa, sendo a data mais comum para o seu nascimento seria 15 de agosto de 1195) e faleceu em Pádua em 13 de junho de 1231. Devido ao local de seu nascimento e de morte, ele também é conhecido como Santo Antonio de Lisboa e Santo Antonio de Pádua, por tanto, fazendo referência a Lisboa ou Pádua estamos tratando do mesmo santo.

No sincretismo religioso, Santo Antonio equivale a Exu, o orixá da comunicação. Nas religiões afro-brasileiras na maiorias dos centros o dia de todos os Exus e Pombagiras é 13 de junho. 


ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio! Santo Antônio!
Meu santinho tão querido,
Quero pedir, em segredo,
Que me arranje um marido.
Não é pra já... nada disso!
Que eu ainda sou criança,
Não posso ter compromisso,
Mas posso ter esperança...
Que vá o tempo passando,
Vá o senhor me arranjando...
Em todo o caso, a meu ver,
Já que o tempo é tanto assim,
Há tempo para escolher
Um bom marido pra mim.
Eu quero um moço fagueiro
Alto, bonito, valente,
Que ganhe muito dinheiro
E me dê muito presente.
Que seja rapaz direito
E não tolo atrevido,
Pois seja assim com o jeito
Do papaizinho querido.
Não é pra já, não senhor!
Mas... seja lá como for,
Mais dia ou menos dia,
Não quero é ficar pra tia!
Autora: Magdalena Léa
Livro: "A Criança Recita"

Simpatias evocadas a Santo Antônio:

1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.
 2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
 4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
 5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.


o Búfalo na cultura da América do Norte

A “lenda” do Búfalo Branco é muito sagrada para os Nativos norte Americanos peles vermelha. A Nação Lakota (Sioux) contou a história original, que agora já tem aproximadamente 2.000 anos, em muitas reuniões de conselhos, cerimônias sagradas e através dos contadores de histórias das suas tribos…
Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo. Por favor, nem ande em minha frente talvez eu não saiba seguí-lo. Ande ao meu lado para que juntos possamos crescer e galgar os degraus da elevação da consciência. (Provérbio Sioux)

A Família na perspectiva da Gestalt-terapia

Ser humano: autorregulado, relacional, contextual - contexto  familiar  é um dos mais significativos para o desenvolvimento e o funcionamento saudável da criança

Nos primeiros anos:
v forte vínculo de dependência;
v presença expressiva e intensa do processo de introjeção

totalidade inserida em outras totalidades
composta por diferentes elementos
permanente interação (uns afetam os outros)
busca de melhor forma de autorregulação

“Uma vez que seus elementos estão em permanente interação, o comportamento de cada um deles está relacionado e depende do comportamento de todos os outros.”
                                                       AGUIAR, p.69


Diante de comportamentos que a criança não consegue superar:
Perguntas:
Para que serve o comportamento da criança nessa família?
De que forma o casal se beneficia desse comportamento?
Se a criança não apresentar mais o comportamento, o que vai acontecer com esse casal?

Trabalhar com a criança:
intervir no equilíbrio de toda a família

Fundamental  levar em conta todo o contexto familiar (na compreensão diagnóstica ;  na condução terapêutica – para não ameaçar a sua sobrevivência)

Interrupções precoces na terapia: sinal de desequilíbrio na família; algo está ameaçando

  • Mudanças precisam ser lentas 

Arte Oceânica

 a Arte Oceânica são obras criadas pelos povos nativos das ilhas do Pacífico, há cerca de 1600 a.C. em diversas regiões conhecidas como Melanésia, Polinésia e Micronésia.
 As esculturas de figura humana e animais locais são os principais motivos. No estudo sobre esta arte, produzimos, com material reciclado, um ser ancestral poderoso.



o que é Arteterapia

Iniciamos o mês com a presença do ilustre massoterapeuta holístico e jornalista Everson Chemale Alves. Ele esteve no atelier para uma entrevista sobre o que é Arteterapia. Tivemos um bate papo muito agradável sobre a importância deste modelo de terapia através das produções plásticas.
A entrevista estará no programa sobre saúde que em breve anunciaremos a data. Fique atento para não perder este encontro tão saudável. Obrigada ao Everson pela oportunidade de divulgar mais sobre a Arteterapia porque, como diz Jung:

"A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida."

O que é a Arteterapia ?

A Arteterapia é um modelo de psicoterapia em que são utilizados mediadores de expressão. A utilização dos mediadores permite a expressão do Eu interior de forma não verbal, o que no processo terapêutico é facilitador. Embora inclua uma dimensão verbal fundamental, o trabalho expressivo e mediado é central, servindo de fio condutor.
O recurso à metáfora e ao simbólico, através da expressão mediada, permite dizer os "não ditos" de forma menos ameaçadora e dar-lhes sentido, através da verbalização, facilitando assim a reparação.
A prevenção e o tratamento do sofrimento psíquico são os objetivos fundamentais da Arteterapia.  É no ambiente seguro e contentor da relação terapêutica que se procura alcançar o equilíbrio emocional para uma melhor qualidade de vida.