segunda-feira, 31 de março de 2014

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Criado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de espécies que vinham da Europa, o Jardim Botânico tem hoje mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. Ele uma área total de 137 alqueires (54 deles de área cultivada) e promove estudos de vegetais de diversas regiões do país.

Dentro do parque há dois museus: o Botânico, que possui um grande acervo de documentos sobre o assunto; e a Casa dos Pilões, antiga fábrica de pólvora que exibe escavações arqueológicas. 

Outras atrações são as estufas, o orquidário e o bromeliário. 
O Jardim Botânico é um passeio imperdível!





FESTEJANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO















segunda-feira, 17 de março de 2014

Abayomi: aquela que traz felicidade

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.
A boneca abayomi foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras confeccionavam essas belezas com a barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Considerado um amuleto para todos nós até hoje, essas bonecas são uma criação de uma cultura milenar.

Um grupo de Arteterapeutas, do Espaço Marise Piloto,  reuniram-se para confeccionar as bonecas negras.





A Felicidade

Dia 20 de março - Dia Mundial da FelicidadeA felicidade é um estado permanente que não parece ter sido feito, aqui na terra, para o homem. Na terra, tudo vive num fluxo contínuo que não permite que coisa alguma assuma uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós próprios também mudamos e ninguém pode estar certo de amar amanhã aquilo que hoje ama. É por isso que todos os nossos projectos de felicidade nesta vida são quimeras.
Aproveitemos a alegria do espírito quando a possuímos; evitemos afastá-la por nossa culpa, mas não façamos projectos para a conservar, porque esses projectos são meras loucuras. Vi poucos homens felizes, talvez nenhum; mas vi muitas vezes corações contentes e de todos os objectos que me impressionaram foi esse o que mais me satisfez. Creio que se trata de uma consequência natural do poder das sensações sobre os meus sentimentos. A felicidade não tem sinais exteriores; para a conhecer seria necessário ler no coração do homem feliz; mas a alegria lê-se nos olhos, no porte, no sotaque, no modo de andar, e parece comunicar-se a quem dela se apercebe. Existirá algum prazer mais doce do que ver um povo entregar-se à alegria num dia festivo, e todos os corações desabrocharem aos raios expansivos do prazer que passa, rápida mas intensamente, através das nuvens da vida? 

Jean-Jacques Rousseau, in 'Os Devaneios do Caminhante Solitário'

Sacolinha de São José

Todo dia de São José os devotos destes santo entregam uma sacolinha de pano contendo uma moeda e uma oração.Esta sacolinha você deve guardar e durante o ano colocar todo dinheiro que ganhar dentro dele antes de gastar.Dentro dele também devem ficar a moeda e a oração que lá estavam quando ganhou.Para mim sempre funcionou.Procure e use este amuleto e sempre terá dinheiro!!

oficina de Sacolinhas de São José





 "ORAÇÃO À SÃO JOSÉ"

 Vós que viajastes pelo Egito conduzindo a Sagrada Família, enfrentando todas as adversidades.
Dai-me muita saúde para enfrentar obstáculos  que a vida impõe.
Vós que com trabalho árduo de Carpinteiro sustentastes a Sagrada Família, dai-me serviço.
Vós que soubesse aceitar a humildade, me ensina a mesma sabedoria, para que eu aprenda a servir.
Pois com  Saúde, Serviço e Sabedoria nada mais me faltará, nesta breve passagem.
                      Amém!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mulher saudável

A PERSISTÊNCIA VALE A PENA,
NÓS ACHAREMOS NOSSO LUGAR NO MUNDO,
 LUGAR DE MULHER PRA MULHER

“Uma mulher saudável assemelha-se muito a um lobo: robusta, plena, com grande força vital, que dá a vida, que tem consciência do seu território, engenhosa, leal, que gosta de perambular.”
A principal característica da natureza selvagem é a persistência. A perseverança. Isso não é algo que se faça. É algo que se é, em termos naturais e inatos.
É essa a promessa da psique selvagem para todas nós. Mesmo que tenhamos
apenas ouvido falar de um maravilhoso mundo selvagem ao qual um dia
pertencemos, apenas vislumbrado esse mundo ou sonhado com ele, mesmo que até agora nós ainda não o tenhamos tocado ou apenas o tenhamos tocado
momentaneamente, mesmo que nós não nos identifiquemos como parte dele, a
recordação desse mundo é um farol que nos guia para o lugar ao qual pertencemos, pelo resto de nossas vidas.
 Não fomos feitas para ser franzinas, de cabelos frágeis, incapazes de saltar, de perseguir, de parir, de criar uma vida.
Quando as vidas das mulheres estão em tédio, está na hora da mulher selvática aflorar.
Chegou a hora da função criadora da psique fertilizar a aridez.
Como a natureza selvagem persiste e triunfa, as mulheres persistem e triunfam.



Texto adaptado de Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que correm com os lobos

sábado, 1 de março de 2014

MARACATU RURAL

caboclo de lança é uma figura folclórica do estado de Pernambuco, atrelada às manifestações culturais do carnaval e do Maracatu Rural. É por muitos considerado um dos símbolos da cultura pernambucana, também conhecido como lanceiro africano, caboclo de guiada ou guerreiro de Ogum, que traz consigo um certo mistério.

O Maracatu Rural significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira: é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao bem mais valioso que possuem: a cultura.



Uma apresentação deste se constitui em um ritual magnífico. É todo um conjunto espetacular de criatividade e beleza, que forma uma representação simbólica notável, deixando todos encantados.


Aniversário da cidade do Rio de Janeiro







Hoje a cidade maravilhosa completa 449 anos. O artista Cocco Barçante fez uma exposição em homenagem ao Rio.