quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PINTANDO NUVENS


Nuvem é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos.
 As nuvens são classificadas com base em dois critérios: aparência e altitude.
        Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. Qualquer nuvem reflete uma destas formas básicas ou é combinação delas.Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical. 



FUNÇÃO TRANSCENDENTE





Jung define o processo da “função transcendente” no seu trabalho “Tipos Psicológicos”, nos §244, §549 e §550:
“A função psicológica e transcendente resulta da união dos conteúdos conscientes e inconscientes. A experiência no campo da Psicologia Analítica nos tem mostrado abundantemente que o consciente e o inconsciente raramente estão de acordo no que se refere a seus conteúdos e tendências. Esta falta de paralelismo, como nos ensina a experiência, não é meramente acidental ou sem propósito, mas se deve ao fato de que o inconsciente se comporta de maneira compensatória ou complementar em relação à consciência. Podemos inverter a formulação e dizer que a consciência se comporta de maneira compensatória com relação ao inconsciente. (…) A atividade do inconsciente faz emergir um conteúdo em que se patenteia, em idêntica medida, o influxo da tese e da antítese, e que, em relação a ambas, conduz-se com efeitos compensatórios. Desde o começo em que esse conteúdo mostra suas relações tanto com a tese como com a antítese, constitui uma base intermediária em que os contrastes se podem conjugar. (…) Em seu conjunto, dou ao processo que acabo de descrever o nome de Função Transcendente. Mas, neste caso, não entendo como função, uma função fundamental, mas o fato de que, em virtude dessa função, opera-se o trânsito entre uma e outra disposição. A matéria-prima trabalha pela tese e antítese que em seu processo de conformação realiza a conjugação dos contrários é o símbolo vivo”.

GIRASSOL - a flor do sol


 O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade. Recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos.
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação e foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.
 Girassol é um dos símbolos pascais,  muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.





O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:

O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
Adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
Quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.


Anima e Animus

Na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, Anima e Animus são aspectos inconscientes de um indivíduo, opostos à persona.
  Jung descobriu que há uma figura psíquica que se coloca entre o mundo do ego, onde reside nossa identidade, e o mundo desconhecido e inconsciente, o além do ego. Esta figura chama-se Anima nos homens e Animus nas mulheres.

 Este personagem da psique é importante por dois motivos: primeiro, porque nos influencia na escolha do tipo de indivíduo do sexo oposto para o qual vamos nos sentir atraídos “instintivamente“. Segundo, porque define o modelo de relação que teremos com o mundo dos afetos (para os homens) e com o mundo das ideias (para as mulheres).

 O conceito de anima e animus para Jung:

 "o arquétipo da anima (termo em latim para alma), constitui o lado feminino no homem, e o arquétipo do animus (termo em latim para mente ou espírito), constitui o lado masculino na psique da mulher. Ambos os sexos possuem aspectos do sexo oposto, não só biologicamente, através dos hormônios e genes, como também, psicologicamente através de sentimentos e atitudes."


Montanha ou monte (do latim montanea, de monsmontis) é um acidente geográfico. A uma sequência de montanhas chama-se cordilheira.  Existem diferentes tipos de montanhas: vulcânicas, rochosas.
A montanha é um  símbolo universal da elevação espiritual e da meditação. Quase todas as grandes tradições religiosas têm a sua montanha sagrada, ou várias delas. A forma piramidal da montanha simboliza a divindade e a eternidade. Na psicologia onírica, a aparição de montanhas tem significado extremamente rico e variado, dependendo de fatores como a altura, a verticalidade, a massa, a forma das mesmas. Em geral, considera-se a imagem de escalar uma montanha como representação do esforço travado pela conquista de si mesmo, pelo autoconhecimento e autodomínio. 

No curso de aquarela, experimentamos representar diferentes tipos de montanhas.






sexta-feira, 10 de agosto de 2012

As Emoções Influem na Saúde

"Os sentimentos ou emoções podem gerar e até agravar doenças físicas", afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, supervisor do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. A ciência até batizou os distúrbios causados ou agravados pelas emoções como doenças psicossomáticas, sendo que entre as mais comuns estão a asma, a hipertensão, o câncer e a úlcera.



Existem estudos que mostram que situações de estresse desencadeiam respostas emocionais que alteram o equilíbrio físico e psíquico das pessoas. Isso acontece porque em situações de forte estresse as glândulas supra-renais secretam na corrente sanguínea uma forte dose de substâncias, principalmente adrenalina e cortisol, que reduzem a atividade das células de defesa do organismo. De alguns tempos pra cá, os médicos passaram a dar grande atenção à interação entre emoção e saúde. A Arteterapia tem auxiliado muito as pessoas com doenças psicossomáticas, através das atividades expressivas. Técnicas como pintura, dobradura, recorte, entre outras, permitem que as pessoas possam entender melhor suas emoções ou sentimentos, tornando consciente muitos conteúdos que estavam sem entendimento.

Amor perfeito


De origem europeia, também é conhecido como “viola tricolor”. Representa recordação, reflexão. Em francês, anuncia “le pansée”, o pensamento, o pedido de retorno, a força de atração que o pensamento exerce sobre as coisas o amor. É a imagem do mensageiro sentimental nos cantinhos das correspondências breves ou em cestas que lindas meninas do campo carregavam serenamente.
 Trata-se de uma herbácea que mede entre 15 e 30 centímetros de altura com flores garbosas arredondadas, que podem ter até 15 centímetros de diâmetro. São flores manchadinhas, o que lhes dá um aspecto de rosto humano, com grande variedade de colorido, combinando flores cor branca, flores cor rosa, flores cor amarelo, flores cor roxo e flores cor marrom, que se formam na primavera.
O Amor-Perfeito gosta de terra bastante fértil, sempre úmida. Não deve ser exposto ao sol forte e obtém melhores resultados em regiões frias.
 São flores que, por sua resistência e lindo colorido, são colocadas em entradas de muitas cidades e pequenas vilas. Dificilmente consegue-se evitar uma espiada quando se passa em lugares urbanos ornados com o colorido e a alegria dessas flores, que também se revela perfeita em jardins ornamentais ou para decoração de varandas.
Por serem três as cores mais comuns dessas flores, também é conhecida como “erva-da-trindade”, em homenagem a Santíssima Trindade.



Dedicado a deusa Minerva, o Amor-Perfeito é o símbolo da glorificação do trabalho mas também está associado ao amor romântico, duradouro, amor para toda a vida.

Flor de 5 pétalas, designa o homem pelo que lhe é próprio – pensar ( pensamento). Designada a meditação e a reflexão.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

A importância da docência na formação universitária


Em muitas universidades encontramos professores sem preparo, sem capacitação científica nem didática. O texto de Zabalza (LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA – Miguel Zabalza, Madrid: España, 2009), traz uma reflexão sobre as competências, os critérios e o manejo das novas tecnologias no ensino de graduação. A apresentação por equipe deste texto foi através de uma roda de conversa com oficina de arte. Foram os seguintes temas: Planejar o processo de ensino aprendizagem; Selecionar e preparar conteúdos disciplinares;  Competências comunicativas e afetivas; O papel do professor diante as novas tecnologias.
Esta atividade foi desenvolvida no mestrado de Ciências da Educação, na Universidade Americana, Assunção, Paraguai, em julho de 2012.









O Amor humanizado com sua Alma

O mito de Eros (Cupido) e Psique tem sido muito usado como analogia para a psicologia feminina por diversos analistas junguianos.
Psique é uma mulher mortal grávida que procura a união com seu marido, Eros, Deus do Amor e filho da Deusa Afrodite. Entretanto, compreende que deve submeter-se a brava Afrodite para reconciliar-se com Eros.
Ao apresentar-se à Deusa, essa para testá-la lhe dá quatro tarefas. As tarefas possuem importantes significados simbólicos, que representam capacidades que todas as mulheres precisam desenvolver. A cada tarefa cumprida, Psique adquire uma habilidade que não tinha antes, habilidade masculina ("animus") presente na personalidade da mulher.
O mito de Eros (Cupido) e Psique nos foi transmitido por Apuleio, poeta romano do século II d.C., em seu livro O Asno de Ouro ou Metamorfoses.