sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CRIANÇA ETERNA


"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa"
Carl Gustav Jung psquiatra suiço (1875-1961)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças na arte

Criança com Pássaros, 1950, Karel Appel, óleo sobre tela



Retrato de uma Mãe e Oito Filhos, 1565, Jakob Seisenegger, óleo sobre madeira



Luca, Minerva e Europa Anguissola Jogando Xadrez, 1555, Sofonisba Anguissola, óleo sobre tela



As Meninas, 1656, Diego Velázquez, óleo sobre tela



Brincadeiras de Crianças, 1560, Pieter Bruegel, óleo sobre tela



Menina com o Gato, 1989, Fernando Botero, óleo sobre tela



Dia de Festa, 1895, Carl Larsson, aquarela sobre papel



Bailarina, 1921, Edgar Degas, bronze



Menino com Lagartixas, 1924, Lasar Segall, óleo sobre tela

Vídeo sobre o Cristo Redentor

80 anos do Cristo Redentor


Há 80 anos que a paisagem do Rio de Janeiro é pontuada pelo Cristo Redentor. É um monumento retratando Jesus Cristo, situado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
Hoje, comemorando seus 80 anos, todos nós agradecemos muito pela acolhida com seus braços abertos.
Obrigada, Cristo Redentor, por todas as graças alcançadas!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FESTA DA CRIANÇA

Comemoramos o Dia da Criança com muita arte!
Pais, Mães e Avós estiveram nesse evento resgatando a sua criança interior.
Cada família participou ativamente contribuindo com seu carinho, conhecimento, habilidade e com um lanche maravilhoso!
Obrigada a todos que estiveram no Espaço Marise Piloto.


domingo, 9 de outubro de 2011

BRINCAR COM BONECA

“Através da boneca a criança descobre seu verdadeiro eu.” Heidi Britz-Crecelius
Brincar é uma coisa natural. É alegria. É algo que não precisa ser ensinado. É simples. A simplicidade e a repetição, para as crianças pequenas, são os fundamentos da interação social.
Passamos a maior parte da nossa vida envolvidos com brincadeiras: filmes, teatro, poesia, música... Através delas podemos transcender e encontrar uma nova dimensão de existência por meio dos sentimentos. O bebê inicia o contato com o mundo através da brincadeira e isso se transforma nos hábitos e no modo de encarar os futuros desafios da vida.
Os três primeiros anos de vida de uma criança estão ligados à assimilação: ela absorve tudo o que o adulto faz ou pensa. Viver num ambiente seguro e equilibrado irá possibilitar a ela se desenvolver em uma base sensível e harmoniosa. As crianças aprendem por imitação: o modelo é oferecido pelos pais quando estes brincam com os filhos.
Bichinhos, fantoches e bonecas são brinquedos que ajudam a desenvolver o instinto de acolhimento, de afeto, de cuidado. A boneca sempre teve um lugar especial na infância. Cuidar de uma boneca é a resposta natural de uma criança que teve os cuidados de uma família carinhosa. Quanto mais simples for a boneca, mais agradável será de tocar, abraçar, acariciar.
“A boneca é a imagem de um ser humano, por isso é adequada para desenvolver e animar a autoimagem da criança em crescimento.” Freya Jaffke
Para a criança, a boneca é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir. Por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
A história das bonecas começou muito antes do que se imagina. Os egípcios antigos já as confeccionavam, porém elas tinham um sentido mais religioso do que lúdico. Somente no século 18 é que elas passaram a ser consideradas como brinquedo. Muitas delas, em forma de bebê, serviam para educar as meninas e prepará-las para a maternidade.
A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século 19 até o início do século 20. Naquele tempo, as bonecas eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram geralmente feitas de madeira, com rosto de porcelana, e vestidas com trajes de época. Como eram um produto voltado às classes mais abastadas, não tardaram a surgir roupinhas feitas por grandes costureiros e pessoas interessadas na fabricação artesanal.
Com o tempo, as bonecas foram se aperfeiçoando. Ainda mais quando surgiram as Exposições Universais, que fizeram com que os fabricantes caprichassem cada vez mais em suas criações – inclusive tentando reproduzir com maior fidelidade à figura feminina.

ALMOÇO PRIMAVERIL




APRENDENDO COM CRIANÇA

A Beatriz apresentou uma oficina de "Toy Art" para a mãe, a madrinha e a avó. Como é bom aprender com criança!










Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de "brinquedo de arte". É um brinquedo feito para não brincar, dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos - especialmente adultos - e com o intuito de colecionismo e/ou decoração. O toy art é, em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade.Um toy art é para um adulto ou adolescente colecionar, guardar e cuidar. A temática de um brinquedo é geralmente infantil, baseada em bichinhos, personagens famosos, de desenhos animados ou super-heróis. Os temas de um toy art podem ser meigos, cômicos ou criativos.

Toy Art é um universo relativamente novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano.

CUIDANDO DA CRIANÇA QUE ESTÁ PERTO E DENTRO DE NÓS










Lembrar o mundo infantil é mergulhar em nosso mundo de fantasias, de buscas, de descobertas incríveis, vasculhar o que há de mais original e espontâneo em cada um de nós. Os adultos, infelizmente, reagem diante do mundo infantil com bastante preconceito e, eu diria, até com um pouco de inveja de um tempo que não viveram plenamente.
Urge que cada um de nós possa usar de sensibilidade para descobrir o quanto ainda resta da beleza do mundo infantil em nossas mentes e corações. Na verdade, um monte de coisas essenciais que nós esquecemos de colocar em nossos projetos.
Saint-Exupéry nos traz um grande desafio em sua obra "O Pequeno Príncipe".
Ele quer que percebamos nossa grande facilidade em distorcer os valores da infância: "as pessoas grandes só se interessam por números." Não sabemos ver o carneiro que está além da caixa e é exatamente isso que nos envelhece - a
perda da nossa capacidade de imaginar e de fazer com que os nossos sonhos aconteçam diante dos nossos olhos. A imaginação nos torna mais criativos e capazes de cavalgar nossos sonhos, mesmo assim a abandonamos pela maturidade do adulto e nos distanciamos do que realmente desejamos em nossa realidade.

Seria muito bom se reservássemos alguns momentos para identificar os valores da infância que ainda insistem em nos habitar. Somos transparentes em nossas relações? Ainda temos a insaciável sede de descobrir coisas novas ao nosso redor? Valorizamos imensamente as nossas amizades e o momento de estar com o outro? Uma criança deixa tudo, esquece tudo para reservar um tempo para seus amigos. O adulto vai esquecendo aos poucos esse valor, substituindo-o por outros
compromissos.
Tornamo-nos seres sem tempo e mais um valor vai por água abaixo: o de cativar, criar laços afetivos, pois é impossível conhecer, se aproximar e ser presença sem que haja a disponibilidade necessária.

Junto com esses e outros valores vamos desprezando as pedras preciosas do mundo infantil e deixando de ver as coisas com o coração. Enfim, deixamos de perceber que "o essencial é invisível aos olhos".
Estamos crescendo, deixando de ser criança e esquecendo o nosso ser criança.
Será que estamos crescendo mesmo?
Se tentarmos a experiência de tocar com carinho a criança que está perto de nós ou a que está dentro de nós, lhe dirigirmos palavras de quem acredita em suas potencialidades e olharmos bem dentro dos olhos dela, veremos que o melhor presente que ela nos pede é a possibilidade de viver plenamente.
Texto adaptado de Jurandir Andrade da Silva

LEMBRE-SE: A criança interior vive em nossas fantasias, devaneios, sonhos, desejos, imaginações, intuições e principalmente, em nossas emoções. ELA É NOSSA MAIOR FONTE DE CRIATIVIDADE.

FOTOS DO MOSAICO NO HUMAITÁ






OFICINA DE MOSAICO RECICLADO



A oficina de mosaico reciclado do Projeto COLA CACO foi um sucesso, no evento PRIMAVERA NO HUMAITÁ.
Mais de 50 crianças e adultos fizeram seus mosaicos durante a manhã de sábado. Todos os visitantes ficaram surpresos ao saber que a matéria prima para a confecção do mosaico era reciclado de embalagens plásticas.
Confira nas fotos alguns dos momentos desta manhã, no Humaitá.

domingo, 2 de outubro de 2011