domingo, 12 de setembro de 2010

MIRADA - SANTOS-SP

O SESC São Paulo realizou, de 2 a 11 de setembro de 2010, a primeira edição do Mirada Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos.
O MIRADA ofereceu um panorama das artes cênicas dos países ibero-americanos e reúne alguns dos seus principais criadores e realizadores. Um espaço que propõe o encontro da cultura dos povos deste continente imaginário, diverso, profundamente unido pelas raízes históricas e por suas diferentes etnias.
O festival lança um olhar para a produção cultural destes países, a fim de reduzir fronteiras, ampliar horizontes e facilitar a comunicação dos mensageiros artísticos onde seja possível compartir a ética da reciprocidade, a força das ideias e fortalecer o diálogo por meio da cultura. Prioriza a troca entre criadores e público no âmbito da diversidade cultural e social dentro e fora do Brasil.
A cidade de Santos representa a síntese do espaço de encontro de diferentes povos através do porto, símbolo da união com a cultura ibero-americana ao longo da história.
Durante 10 dias 30 espetáculos, 18 produções internacionais e 13 nacionais, ocupam o SESC Santos e teatros e espaços públicos da cidade, como o Teatro Guarany, o Teatro Coliseu, a Casa da Frontaria Azulejada e o Porto. Esta primeira edição presta homenagem à produção teatral da Argentina, com a presença de realizadores do país, incluindo nomes já consagrados e jovens criadores.
Para estimular a reflexão e o intercâmbio cultural, haverá a realização de atividades compostas de mesas de debate sobre temas relacionados às artes cênicas e à cultura ibero-americana, com a participação de profissionais estrangeiros e brasileiros.

Vale a pena conferir as obras de arte que estavam localizadas na entrada do SESC!





DIFERENTES MODALIDADES EXPRESSIVAS EM ARTETERAPIA

A Arte sempre foi usada como recurso terapêutico como recuperação e manutenção da saúde.
No período da pré-história, a arte produzida possuía uma utilidade, como as ferramentas, as armas ou então representavam situações específicas, como a caça, trazendo um caráter mágico, preparando o grupo para essa atividade, garantindo assim a sobrevivência de um povo.
Na Grécia antiga, as manifestações artísticas refletiam as tradições e as transformações daquela sociedade, exaltando as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
Em todas as formas de sua manifestação, a arte foi um importante material para estudos de profissionais que inovaram, incentivando a expressão criadora não só da criança, mas também de todas as pessoas que buscavam uma maneira de pensar não-lógica, onde as emoções e os sentimentos internos pudessem aflorar.
Através da Arteterapia podemos buscar essas formas de reelaboração entre o sentir e o pensar, o crer e o não crer, a imaginação e o conceito, auxiliando a pessoa a refletir sobre si mesma.
No processo terapêutico, a utilização de diferentes modalidades expressivas serve como mediadora, como um veículo para a comunicação da subjetividade com o propósito de materializar através de símbolos.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SURREALISMO NA ARTETERAPIA

SURREALISMO
Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica.
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20.
Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.
Os surrealistas pretendiam atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente.
A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas.
“O sonho não pode ser também aplicado à solução das questões fundamentais da vida?” (fragmento do Manifesto do Surrealismo de André Breton, francês que lançou o movimento).










terça-feira, 7 de setembro de 2010

Homenagens!

Neste final de semana fui homenageada mais uma vez!!
Muita satisfação e alegria de ver mais alunos queridos finalizando uma trajetória tão importante na sua vida profissional.

PARABÉNS ÀS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UCAM NITERÓI) E ARTETERAPIA (UCAM CENTRO E IPANEMA)