sábado, 31 de julho de 2010

A importância da boneca na vida infantil








A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História, esculpidas em pedra. Os egípcios antigos já as confeccionavam, porém elas tinham um sentido mais religioso do que lúdico. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades. Muitas delas, em forma de bebê, serviam para educar as meninas e prepará-las para a maternidade.
As bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes. Para a criança ela é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
Quando confeccionamos bonecas ( papel, jornal, meia, feltro,sucata...) é reviver o que se experimentou quando era criança.
 Quanto mais simples a produção e criação, mais se aguça o desenvolvimento do imaginário.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ARTETERAPIA E OS ELEMENTOS DA NATUREZA






Os 4 elementos DA NATUREZA ( ÁGUA, AR, TERRA E FOGO) estão ligados às funções psicológicas determinadas por Jung, fazendo a seguinte relação: água/ sentimento; ar/pensamento; terra/ sensação; fogo/ intuição.

As nossas atitudes podem ser identificadas dentro dos 4 elementos visando o equilíbrio.

Ar - a palavra, o verbo, a música dos bardos, as fadas, os silfos, as lendas e fábulas, os ventos dos xamãs, o tarô, os escribas, o incenso, etc.
Água - as águas sagradas, os banhos, os elixires, remédios, o cálice, o Santo Graal, os oráculos, as magias dos espelhos, etc.
Fogo - as velas, a transmutação do fogo violeta, a magia dos guerreiros celtas (runas), dos dragões chineses, da fogueira dos xamãs, das salamandras, etc.
Terra - dos curadores, das plantas medicinais, dos cristais, dos xamãs, das pedras preciosas e das Runas Futhark, dos templos de pedra (ex: Stonehenge).

Os planos espiritual, mental, psíquico e físico da existência humana são comparados, em Alquimia, aos quatro elementos: fogo, ar, água e terra, e cada um deles é suscetível de uma constituição tripla, a saber: fixa, variável e volúvel
Na alquimia o ar é trabalhado através da operação sublimatio ( do latim sublimis) que representa elevado – forma ascendente. A água é trabalhada pela operação solutio, esta provoca o desaparecimento de uma forma e o surgimento de outra forma regenerada. O fogo é trabalhada na operação calcinatio. O fogo da calcinatio é um fogo purgador, embranquecedor. Atua sobre a matéria negra, a nigreto, tornando-a branca. A terra é trabalhada na operação coagulatio, aquilo que se concretizou.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

HOMENAGEM DO DIA DO AMIGO


***POEMA DO AMIGO APRENDIZ***

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

(Fernando Pessoa)

sábado, 10 de julho de 2010

A TÉCNICA DO MOSAICO COM MATERIAL RECICLADO








Um Pouco Sobre a História dos Mosaicos
Pilastras revestidas com cones de argila coloridos e fixados em massa, na Mesopotâmia de antes de Cristo, parecem ser o primeiro trabalho de mosaico registrado pela humanidade.
Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.
Já na Macedônia os gregos formavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho com cenas de luta e de caça, além de motivos mitológicos. Na antiguidade romana, pavimentos em zonas nobres feitos de mármore ou terracota têm registros na história.
A partir de 40 a.C. a Itália torna-se o maior centro de produção de mosaicos. Ele era utilizado principalmente em motivos religiosos, revestindo pisos e paredes. Ravena é umas das cidades italianas onde se encontram mosaicos maravilhosos. O mosaico bizantino utiliza muito os tons dourado e prateado e foi utilizado principalmente no revestimento de tetos de igrejas.
No Brasil o mosaico foi utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Ele ainda é utilizado, principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas e em pisos e paredes dos mais diversos ambientes.


Cada objeto em mosaico é único: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.

A turma de Pós Graduação em Educação Infantil, na disciplina "A Arte na Construção do Desenvolvimento Infantil", com a professora Marise Piloto, experimentou a técnica do Mosaico reutilizando materias: plástico, CD, lacre de latinha.

terça-feira, 6 de julho de 2010

TANGRAN






TANGRAN


O Tangran é um quadrado formado por sete peças,
com ele podemos representar as mais diversas figuras,
como animais, plantas e objetos.

Lenda :
"Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangran. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas."*

*Retirado do livro: Aprender vale a pena. (1998) Módulo 2. Secretaría do Estado de São Paulo.

domingo, 4 de julho de 2010

ONDE FICA O GOL de Martha Medeiros


Em função da mobilização com a Copa do Mundo, andei me lembrando de uma conversa que tive com um amigo, anos atrás. Ele liderava uma equipe numa agência de publicidade e trabalhava em ritmo alucinado. No decorrer do papo, ele desabafou dizendo que era difícil conviver com colegas que não sabiam para que lado ir, o que fazer, como agir, e que, por causa dessas incertezas, perdiam tempo e faziam os outros perderem também. E exemplificou:
-Sabe por que eu sempre gostei do Pelé? Porque o Pelé pegava a bola em qualquer lugar do gramado e ia com ela reto para o gol. Ele sabia exatamente para onde tinha que chutar.
-Isso que você nem é muito fã do esporte - comentei.
-Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro: entro em campo e já saio perguntando onde é o gol. É para lá? Então é pra lá que eu vou, sem desperdiçar meu tempo, sem ficar enfeitando.
Taí o que a gente precisa se perguntar todo dia quando acorda: onde é que é o gol?
Muitas pessoas vivem suas vidas como se dopadas, chutando para todos os lados, sem nenhuma estratégia, contando apenas com a sorte. Elas acreditam que, uma hora dessas, de repente, quem sabe, a bola entrará. E até que isso aconteça, esbanjam energia à toa.
Goal, em inglês, significa objetivo. Você deve ter um. Conquistar um cliente, ser o padeiro mais conceituado do bairro, melhorar a aparência, sair de uma depressão, ganhar mais dinheiro, se aproximar dos seus pais. Pode até ser algo mais simples: comprar as entradas para um show, visitar um amigo doente, trocar o óleo do carro, levar flores para sua mulher. Ou você faz sua parte para colocar a bola dentro da rede ou seguirá chutando para as laterais, catimbando, sem atingir nenhum resultado.
Quase invejo quem tem tempo a perder: sinal de que é alguém irritantemente jovem, que ainda não se deu conta da ligeireza da vida. Já os veteranos não podem se dar ao luxo de acordar tarde, e,no caso, "acordar tarde" não significa dormir até o meio-dia: significa dormir no ponto, comer mosca. Não dá. Depois de uma certa idade, é preciso ser mais atento e proativo.
Parece um jogo estafante, nervoso, mas não precisa ser. O gol que você quer marcar talvez seja justamente aprender a ter um dia a dia mais calmo, mais focado em seus reais prazeres e afetos, sem estresse. É uma meta tão valiosa quanto qualquer outra. Só que não pode ser um "quem sabe", tem que ser um gol feito.
Esta é a diferença entre aqueles que realizam as coisas e os que ficam só empatando.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

LANCHE JUNINO NO DIA DE SÃO PEDRO




São Pedro - 29 de junho

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo.
Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular.
Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.
No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.
Este texto é parte integrante da Revista Santo do Dia - Casa Dois Editora Ltda.